
Gravidez Após Laqueadura: Justiça Reconhece Conduta Médica Correta
Por Daniel Santos, fundador Eleven Proteção Médica
Uma paciente engravidou oito anos após realizar uma laqueadura tubária e buscou indenização por suposto erro médico. O Juízo da 5ª Vara Cível de Rio Branco (TJAC) concluiu que a médica utilizou o método Pomeroy Clássico, reconhecido e legalmente aceito, e que a recanalização das trompas é uma possibilidade prevista na literatura médica, não caracterizando falha profissional.
Mesmo com técnicas corretas, imprevistos podem ocorrer.
Neste caso, o médico recebe o processo, independente de sua culpa, tem a obrigação de se defender, e custear isso tudo, para provar que sua conduta segue correta. Isso pode levar anos com a tramitação processual e os custos podem chegar a mais de R$60.000,00 para a defesa com honorários advocatícios, perícias e demais custos do processo.
Saiba como proteger sua prática médica.
Desde 2018, a Eleven atua com foco exclusivo no contexto da prática médica.
Oferecemos soluções completas para a proteção da carreira e patrimônio de médicos: seguros profissionais ou pessoais personalizados, assessoria jurídica e compliance médico operacional.
Fontes: sogesp.com.br / gov.br

Daniel Santos
Fundador da Eleven Proteção Médica e especialista em seguros, compliance e gestão de riscos para médicos e profissionais da saúde. Com ampla experiência no setor, atua há quase uma década desenvolvendo soluções personalizadas de proteção jurídica e patrimonial para médicos de diversas especialidades. É referência na prevenção de riscos legais na prática médica no Sul do Brasil.