Abandono terapêutico: quando o médico não é responsável

O abandono terapêutico ocorre quando o paciente interrompe voluntariamente o tratamento ou o acompanhamento clínico. Nesses casos, o médico não é responsabilizado quando demonstra atuação diligente, orientação adequada e registro completo de sua conduta, conforme a ética médica, a jurisprudência e as normas do CFM.